Desde 2005, o OpenKM destaca-se no mercado pelos padrões impostos na gestão de documentos em tecnologias "Open Source". Este destaque é resultado da adaptação da aplicação às necessidades de cada um dos seus clientes e aos seus problemas em termos de gestão documental na empresa.
Aqui está um pequeno tour do que foi, é, e será o OpenKM e a sua dedicação na gestão de documentos. O objetivo é que nos conheça um pouco melhor.
Em 2004, a maior parte da equipa OpenKM trabalhou como programadores e gestores de projetos numa empresa especializada em novas tecnologias e open source. Era uma organização distribuidora de soluções de gestão documental com tecnologia proprietária.
Naquela época, o custo dos produtos de gestão documental só era viável para grandes empresas. Depois de estudar e analisar vários gestores de documentos da época, nasceu a ideia de desenvolver um sistema de gestão do conhecimento 'Open Source' que, por sua natureza, pudesse ser utilizado tanto por grandes quanto por pequenas empresas, mas sem a necessidade de um grande investimento na sua aquisição.
É em 2005 que surge a ideia, que se torna realidade com o recebimento de fundos para desenvolvimento pelo governo espanhol através do Programa Nacional de Tecnologias de Serviços para a Sociedade da Informação. A primeira versão do produto foi lançada em janeiro de 2007: assim nasceu o OpenKM (Open Knowledge Management)
Nesse mesmo ano, após o encerramento da antiga empresa, decidimos investir neste produto e lançar a nossa própria marca. A nossa visão nesta nova jornada e a experiência neste tipo de aplicação, permitiu-nos ir ao mercado e lançar novas versões com novas funcionalidades. O desenvolvimento contínuo do produto, a proximidade com os clientes e os tempos de resposta foram considerados fatores chave para ir de encontro às necessidades do mercado.
Surgiram os primeiros clientes (tanto nacionais como internacionais) e os sonhos começaram a ganhar forma. A partir de 2009, algumas grandes contas confiaram no nosso produto e começamos a desenvolver a nossa rede de parceiros.
O nosso esforço começou a ser reconhecido com prémios como o segundo melhor projeto empresarial da IE Business School e como a melhor implementação do Portal de Software 'programa essencial para os negócios'. Recebemos também congratulações de gigantes como Google e de consultores da Gartner.
2011 e 2012 são os anos de consolidação, ampliação da equipa, com profissionais experientes tanto na área técnica como na área comercial. OpenKM expande o seu mercado para todos os continentes e tem clientes em lugares tão diversos como Japão, América Latina, Singapura e Austrália. O aplicativo está traduzido para 35 idiomas e registou uma média de 7.000 downloads mensais pela Web, alcançando mais de 4.000 instalações em todo o mundo.
Em 2013, alcançamos os objetivos económicos necessários para dar continuidade ao projeto, mantendo o roadmap desenhado, duplicando o volume de negócios do ano anterior, bem como o número de clientes e parceiros.
Hoje, o nosso desejo é continuar a construir parcerias em todos os níveis com nossos clientes, parceiros e aplicações de terceiros que nos permitam oferecer uma solução abrangente em qualquer ambiente organizacional, com o objetivo firme de alcançar a melhor experiência possível para o utilizador.
Obrigado por nos ajudar a melhorar.