Alguns dos desafios da gestão do conhecimento de uma organização:
A gestão do conhecimento é um sistema de apoio à decisão que requer a implementação de um modelo que se relaciona com os processos de aprendizagem – por vezes baseados em machine learning – e a captura e transferência de conhecimento com as atividades do dia-a-dia (processo de partilha de conhecimento).
A captura de know-how não é, por si só, suficiente. De certa forma, atitudes apropriadas devem ser encorajadas e uma cultura de apoio mútuo deve ser fomentada na empresa.
As ferramentas e técnicas de aprendizagem devem ajudar a criar uma cultura favorável e atitudes predispostas à partilha de informações.
Características básicas de um modelo de gestão do conhecimento (estratégia de gestão do conhecimento):
O OpenKM permite definir um único ponto de acesso a todas as informações - gestão de conteúdos - usando taxonomia. O modelo de segurança ajuda a definir quais as informações que os utilizadores podem aceder.
Baseado em um modelo de aprendizagem - aprendizagem de máquina - e usando dados existentes dentro do próprio repositório, o OpenKM captura e identifica informações para distribuição e reutilização.
As soluções de gestão OpenKM permitem automatizar processos recorrentes usando tarefas automatizadas. Esses processos reduzem custos, minimizam erros humanos e desencorajam os utilizadores a realizar tarefas repetitivas que não contribuem para o conhecimento.
As tarefas do OpenKM são baseadas em eventos que acontecem a documentos, tal como numa máquina de estados. Permite assim a definição automatica da lógica de negócio da sua empresa. Por exemplo, pode-se definir regras com base em eventos e, mover documentos para um novo destino, alterar a segurança, aplicar transformações em documentos (ex: conversão para PDF) entre outros. Graças à sua arquitetura tipo plug-in o OpenKM é facilmente extensível.
Sistema de gestão de documentos OpenKM, oferece uma trilha de auditoria completa e configurável. Permite que existam provas documentais da sequência de atividades que afetaram, a qualquer momento, uma operação, procedimento ou evento específico.
Webservices REST e CMIS
Protocolos de rede CIFS, FTP e WebDAV suportados.
Gestão de conteúdo empresarial OpenKM, pode ser integrado rapidamente com aplicações de terceiros. Existem integrações disponíveis com Bonitasoft BPM, Microsoft Office e Vtiger entre outros.
A gestão de conteúdo empresarial OpenKM, permite criar um ou mais repositórios de conhecimento e torná-los acessíveis a toda a organização. pode encontrar um exemplo prático em https://docs.openkm.com.
A base de conhecimento, por exemplo, ajuda a construir rapidamente um diretório de negócios (processo de captura de conhecimento).
O OpenKM pode ser usado para armazenar toda a correspondência física da empresa, documentos impressos - através de processos de digitalização - bem como e-mails, salvos no repositório.
Distribua automaticamente informações personalizadas para utilizadores ou grupos de interesse à medida que são produzidas no repositório.
Auxílio na consolidação de dados para tomada de decisão (DSS Decision Support System).
Relatórios automáticos para controle.
Sistema de gestão de documentos OpenKM Zone OCR é um sistema de captura de dados e processamento de documentos (captura de conhecimento). Foi projetado para transformar fluxos de documentos de qualquer estrutura em dados prontos para serem usados na organização. Graças à arquitetura OpenKM é possível integrar com tecnologias comerciais como Abby Flexicapture, Kofax e Cognitive Forms entre outras.
Existem extensões disponíveis para visualizar arquivos AutoCAD e DICOM. Graças à arquitetura do plug-in OpenKM, é possível torná-lo facilmente extensível a outros formatos.
O controle de versão é o gestão de alterações nos documentos. As alterações geralmente são identificadas por um código com números ou letras, denominado "número de revisão". Cada revisão está associada a um carimbo de data/hora e ao utilizador que faz a alteração. As revisões podem ser comparadas e restauradas graficamente.