Enterprise Content Management - ECM - é um termo definido em 2005 por profissionais da informação que vem concorrendo com outros conceitos como EDRMS ou ERMS. Existe muita literatura com termos relacionados à gestão de documentos, tais como; ECM, EDRMS, ERMS, DM, KM entre outros, mais influenciados por regras de marketing do que por razões objetivas.
O OpenKM é um software de ECM, no entanto preferimos o termo EDRMS (Enterprise Document and Record Management System), talvez com menor sucesso no mundo do marketing, mas do nosso ponto de vista mais rigoroso e representativo.
Alguns dos desafios do Enterprise Content Management (sistemas de gestão de conteúdo):
Enterprise Content Management - software ECM - é um termo que combina gestão de documentos, gestão de registos, pesquisa, colaboração, fluxos de trabalho, captura de dados, transformação digital, assinatura eletrónica, processamento de formulários, digitalização e gestão de ativos digitais (DAM).
Os sistemas de gestão de conteúdo - software ECM - visam principalmente gerir o ciclo de vida da informação desde a publicação inicial ou criação até o arquivo - armazenamento de informações - e, eventualmente, eliminação.
O Enterprise Content Management ajuda a:
O OpenKM ajuda a otimizar a qualidade e consistência de seus processos, automatizar as diretivas e auxiliar a organização na gestão de seus resultados (gestão da informação).
O OpenKM foi especialmente projetado para gerir conteúdo crítico corporativo e conformidade regulatória.
Um plano de arquivo é um esboço abrangente que inclui o ciclo de vida completo do conteúdo (processo de negócios), organização de arquivos, localizações, instruções de transferência de arquivos, instruções de retenção e eliminação de arquivos e outras instruções específicas que fornecem orientação para o gestão eficaz de conteúdos.
Os planos de arquivos do OpenKM especificam como o conteúdo deve ser organizado depois de criado ou recebido, fornecendo um "roteiro" para o conteúdo criado e mantido por uma unidade organizacional e facilitando a eliminação deles.
As tarefas do OpenKM são baseadas em eventos de documentos - como o conceito de paradigma de firewall, validar as regras e aplicar algumas ações - e ajuda a definir automaticamente sua lógica de negócios. pode definir regras com base em eventos e, por exemplo, mover documentos para um novo destino, alterar a segurança, aplicar transformações de documentos (conversão para PDF com compactação group4) entre outros. Graças à arquitetura do plug-in OpenKM, é possível torná-lo facilmente extensível.
OpenKM Zone OCR - reconhecimento de caracteres - é um processo de captura de dados e documentos. Ele foi projetado para transformar fluxos de documentos de qualquer estrutura em dados prontos para negócios. Graças à arquitetura OpenKM é possível integrar com tecnologias comerciais como Abby Flexicapture, Kofax e Cognitive Forms entre outras.
A classificação das atividades empresariais atua como uma ferramenta poderosa para auxiliar a condução dos negócios e em muitos dos processos envolvidos na gestão de registos:
O controle de versão é o gestão de alterações nos documentos. As alterações geralmente são identificadas por um código de número ou letra, denominado "número de revisão". Cada revisão está associada a um carimbo de data/hora e à pessoa que faz a alteração. As revisões podem ser comparadas e revertidas graficamente.
Webservices REST e CMIS
Protocolos de rede CIFS, FTP e WebDAV suportados.
O OpenKM pode ser integrado rapidamente a aplicativos de terceiros. Existem integrações disponíveis com Bonitasoft BPM, Microsoft Office e Vtiger entre outros.
Existem extensões disponíveis para visualizar arquivos AutoCAD e DICOM. Graças à arquitetura do plug-in OpenKM, é possível torná-lo facilmente extensível a outros formatos.
OpenKM oferece uma trilha de auditoria completa e configurável. Com ele tem provas documentais da sequência de atividades que afetaram em algum momento uma determinada operação, procedimento ou evento.
O OpenKM pode ser rapidamente integrado a aplicativos de terceiros. Existem integrações disponíveis com Bonitasoft BPM, Microsoft Office, Vtiger entre outros.