A gestão de documentos OpenKM possuí suporte para gestão de registos. Enterprise Content Management - ECM - foi um termo definido em 2005 por profissionais da informação que vem concorrendo com outros conceitos como EDRMS ou ERMS. Existe muita literatura com termos relacionados à gestão de documentos, tais como; ECM, EDRMS, ERMS, DM, KM entre outros, mais influenciados por regras de marketing do que por razões objetivas.
No entanto, preferimos o termo EDRMS (Enterprise Document and Record Management System), talvez com menor sucesso no mundo do marketing, mas do nosso ponto de vista mais rigoroso e representativo.
A gestão da informação na gestão de documentos é a área responsável pelo controle eficiente e sistemático da criação, receção, manutenção, uso e disposição de documentos, incluindo processos para capturar e manter evidências e informações sobre atividades e transações doe negócio na forma de registos. Os registos são informações criadas, recebidas e mantidas como evidência e informação por uma organização ou pessoa, em cumprimento de obrigações legais ou em transações de negócio.
As soluções de software de gestão de registos governam as práticas dos gestores de registos e de qualquer pessoa que crie ou use registos no decorrer de suas atividades de negócio. A gestão de registos eletrónicos em uma organização inclui:
Todas as organizações precisam identificar o ambiente regulatório que afeta as suas atividades e os requisitos necessários para as documentar. As políticas e procedimentos das organizações devem refletir a aplicação do ambiente regulatório aos seus processos de negócio. Convém que uma organização forneça evidências adequadas dessa conformidade ao regulador nos registos de suas atividades.
Convém que uma organização estabeleça, documente, mantenha e promulgue políticas, procedimentos e práticas para gestão de registos para garantir que as suas necessidades de evidências, responsabilidade e informações sobre as suas atividades sejam atendidas.
Num cenário de gestão de registos eletrónicos, os registos são criados, recebidos e utilizados na condução das atividades empresariais. Para apoiar a condução dos negócios, cumprir as regulações e fornecer responsabilidade, as organizações devem criar e manter registos autênticos, confiáveis e utilizáveis e proteger a integridade desses registos pelo tempo que for necessário. Para fazer isso, as organizações devem instituir e realizar um programa abrangente de gestão de registos que inclua:
Um plano de arquivo é um esboço abrangente que inclui o conjunto de registos, sua organização, instruções de transferência, instruções de retenção e eliminação e outras instruções específicas que fornecem orientação para o gestão eficaz de registos.
O plano de arquivo do software de gestão de registos OpenKM especifica como os registos devem ser organizados depois de criados ou recebidos. Fornece um "roteiro" para os registos criados e mantidos por uma unidade organizacional e facilita a eliminação dos mesmos.
O plano é criado detalhando o conjunto de arquivos dos registos na unidade organizacional, bem como informações sobre como eles são geridos e por quem. Incorpora as seguintes informações no plano de arquivo.
O plano de arquivo de gestão de documentos OpenKM descreve todos os tipos de registos na organização, o local onde eles devem ser armazenados, as regras que se aplicam a eles, o tempo de vida e cronograma de retenção, a forma eliminação e a pessoa ou pessoas responsáveis por sua gestão. É composto pelas seguintes tarefas:
Permite herança entre séries de arquivos.
Definir a segurança por série de arquivos do registo.
Defina as pesquisas comuns com base na série de arquivos de registo.
A classificação das atividades empresariais atua como uma ferramenta poderosa para auxiliar a condução dos negócios e em muitos dos processos envolvidos na gestão de registos:
Os sistemas de classificação refletem os negócios da organização da qual derivam e normalmente são baseados na análise das atividades da mesma. O sistema pode ser usado para dar suporte a uma variedade de processos de gestão de registos.